terça-feira, 21 de setembro de 2010

AULA PASSEIO EM MINHA BELÉM DO PARÁ (SÃO JOSE LIBERTO E PALÁCIO LAURO SODRE)

Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o Espaço São José Liberto é uma referência cultural, turística, comercial e do patrimônio arquitetônico de Belém. O prédio principal data de 1749, erguido pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para ser o convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, o prédio abrigou, ao longo de mais de dois séculos de existência, olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio. Na segunda metade do século XX foi ampliado, ganhando mais um prédio, anexo à primeira construção, feita em pedra, areia de praia e grude de peixe.
Foram mais de 100 anos como local de privação da liberdade, tanto para presos de justiça como para presos políticos. Desativado pelo governo do Estado no final dos anos 1980, o prédio foi totalmente restaurado. Renasceu como Espaço São José Liberto, abrigando o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão.
No novo espaço, a Capela se destaca com seu Cristo suspenso, as paredes originais de pedra e a pintura de estrelas no teto. Espaço dedicado a celebrações religiosas, a Capela também é palco de apresentações de música erudita e instrumental, saraus literários, lançamentos de livros e outros eventos artísticos.
Concebido para levar o visitante a uma viagem pela história gemológica do Pará, o Museu de Gemas tem um acervo com mais de 4 mil peças. Desde a cerâmica arqueológica Marajoara e Tapajônica, as cinco salas guardam elementos surpreendentes e curiosos – muiraquitãs milenares, gemas encontradas em território paraense, material orgânico e verdadeiras obras de arte da natureza, como um tronco fossilizado. Na quinta sala, todos os elementos históricos, míticos e minerais reunidos em coleções de jóias, com as características da cultura amazônica e a beleza de gemas e metais preciosos.




FOI REALIZADO NO DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2010 AULA PASSEIO AO MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ (MHEP) ONDE OS ALUNOS VISITARAM O SALÃO DO ART PARÁ 2010 E PODERAM CONHECER O ACERVO DO PALÁCIO LAURO SODRÉ O QUAL ABRIGOU O PODER DESDE A COLÔNIA ATÉ A DÉCADA DE 1990. PROJETADO PELO ARQUITETO ANTONIO LANDI NO SÉCULO XVIII OS ALUNOS PODERAM PASSEAR PELO PALÁCIO E PELOS SALÕES QUE ABRIGAM O ACERVO DE TELAS, MOBILIÁRIOS E OBJETOS DOS SÉCULOS XVIII,XIX E XX

Nenhum comentário: